terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Eufemismo detido

Eufemismo é o ato de suavizar a expressão duma idéia substituindo a palavra apropriada por outra mais cortês, diz o meu amigo Aurélio, cujo qual possui todas as vogais para si, e mesmo assim esmiuçando tudo que disse nunca impostou sua voz a ninguém. Afinal nunca ouvi dizer que um dicionário andou conversando com alguma pessoa. Ah sim, as palavras substituídas, as mudanças suaves para preservar amizades, relações governamentais e o sistema por si próprio.

E bem que meu avô já dizia que neste mundo, tudo muda. Suavizar virou moda, hoje já não existem restrições para crianças de poucos anos estarem rebolando para todos os lados, afinal sensualismo não existe mais, quem tomou seu lugar foi o Ousado, e como assim dizendo soa melhor, ou um pouco mais bonito "não faz mal", afinal se a palavra muda, as conseqüências também devem, não?
Outra que resolveu ir ao cartório mais próximo e trocar de nome foi a mentira, agora mais conhecida como Omissão, o medo tornou-se receio, e ninguém nunca mais sentiu nada, digo, obrigação de enfrentar seus desafios . Os perdedores tornaram-se os não-competidores-felizes e o resto ainda está tentando encontrar uma saída como a grande quantidade em Brasília, afinal ningém rouba, só furta. Alguém pergunta "Mas não é a mesma coisa?", "Não" diz o excelentíssimo senhor "... assim soa mais bonito" , enfim, o mundo simplesmente resolveu prender o Sr Eufemismo e usá-lo quando necessário.

Perdão é como eufemismo, você pode ter sido uma palavra apropriada, e por isso magoado alguém, mas não é pelo fato de que resolveu "eufemizar" que alguma coisa mudou. Se suas ações ainda são as mesmas, está claro de que você possui ainda o mesmo significado, independente da palavra escolhida, mas quando decidimos mudar nossa palavra para algo que realmente expresse nova compreensão, teremos a chance de sermos perdoados.

Então diz alguma coisa pra eu te perdoar...

Um comentário:

Anônimo disse...

onde?!

argh, tá uma chuva desgraçada aqui em porto alegre. Aliás, choveu o dia todo. E eu que tive que fazer mais uma carteirinha pra faculdade láá no centro e não peguei guarda chuva. Voltei parecendo que tinha saído do aquário. ¬¬'

Mas enfim. Esses amigos aí, já voltaram? Não?

Hmm.. ah, sim. Essa era a surpresa! Tcharannn!! (sei que tu escreve mais rápido que eu. x.x) \o/ \o/
Tááá, eu sei que foi uma porcaria de surpresa. Por isso que eu não queria te falar, tu tava esperando tanto pra ver o que era, e agora eu apareço com ISSO? Que aliás, devería ser o mínimo pra uma duper né? Eu já deveria ter feito isso ha muito tempo, mas é que o fato é que tudo tá uma correria duper. Mas daqui pra frente não será surpresa e sim rotina. =]
Desculpa se tu se decepcionou. x.x Se estava esperando algo muito maior, prometo pensar em alguma coisa. o.o
Argh, espero que tu goste. x3

be nice with people. =]
and if one of them treats you badly, just call. Ò.ó
Take care, duper.=**