terça-feira, 7 de julho de 2009

Jungle

O meu mundo é cheio de pessoas que gritam e que desesperam. Conviver com elas é fácil, eu sou calmo. Tenho meus momentos de irritados por algumas vezes, mas na maioria do tempo entendo as pessoas e tento aconselhá-las. Todos os dias eu lido com pessoas que não querem pagar diárias atrasadas, eu converso com algumas, discuto com outras, e em algumas variações diárias acabo ouvindo problemas familiares, dores de cotovelo, a mais nova pedida da rádio pela milésima vez entre outros acontecimentos e informações significantes. Se tem algo que eu aprendo mais sobre o ser humano todos os dias no trabalho é que têm necessidade de diálogo.

Todos os dias, sem tirar um nem outro eu ouço sobre traições, demissões, novos romances conturbados e agressões que ocorreram. Ninguém me pergunta se eu me interesso, elas simplesmente precisam compartilhar o que ouvem, e como ótimo funcionário, o dever é escutar atentamente até ser salvo pro alguém que ocasionalmente loca um filme em boa hora. Salvo pelo gongo alguns deixam suas histórias no ar e se vão, outros esperam calmos, em maioria idosos, e continuam suas incríveis histórias sobre o quadro que trocaram ou a vidraça que se quebrou.
Em um ano trabalhando na locadora o principal aprendizado que tomei, foi de que as pessoas não locam filmes, elas vêm conversar, e o mesmo em vários estabelecimentos. Pessoas precisam dialogar, é uma necessidade básica e nessa selva urbana, se encontram todos os animais socializados que desejam em algum momento do dia colocar tudo pra fora me informando sobre a vida. Eu recebo ligações de clientes no meio da tarde pra me avisar sobre os novos horários do cinema, alguma "fofoca" dos cinemas e como andam suas vidas. Às vezes é demais pra digerir.

Eu saio de lá no final de agosto, e já repeti isso umas trinta vezes, mas me faz feliz saber que mudo de ares, fico interessado no que me reserva os novos dias. Quero esvaziar minha cabeça de filmes, afinal é sobre tudo que eu tenho falado e comentado. Vou caminhar um pouco, talvez locar um filme, a quanto tempo não faço isso... Seria uma bela maneira de me despedir da locadora, locando um filme eu acho. Pra me despedir, meu chefe elogia meu trabalho, até demais, mas o salário não aumenta, e após reclamações, aumentaria, mas nada significativo, me desanimou. Então sem poder mais crescer aqui, eu me despeço, foi uma boa experiência nessa selva de filmes e pessoas.

"Eu não vou pagar uma diária a mais sendo que eu fiquei com o filme desde segunda e hoje é quinta, você deveriam ter me dito que um filme vinte e quatro horas não dura tanto tempo sem multa, a culpa é de vocês e diz pro teu chefe que perderam uma cliente." L.B.

Nenhum comentário: